13 de jun. de 2010

Vivendo sob a suspeita de um Câncer

Dia 29 de maio, minha vida começou a tumultuar.

Depois de uma tranquila noite de sono, acordei com uma coceira no seio esquerdo e de imediato pensei que um inseto tivesse me mordido enquanto eu dormia.

Levantei-me e fui até o banheiro escovar os dentes e aproveitei passei álcool na mama, para ver se melhorava a coceira.

Conforme o dia passava, além da coceira não sumir, a mama estava quente e dolorida e ainda por cima, apareceu uma vermelhidão em volta da auréola e a mama não parava de doer.

À tarde ela já tinha inchado o suficiente para que eu percebesse que estava duas vezes maior que a outra. O sutiã já me incomodava e eu tive que colocar um top de ginástica para aliviar o peso que já me incomodava.

Graças a Deus, tenho um plano médico e liguei para várias clínicas, procurando me consultar com um mastologista, até encontrar um que pudesse me atender e ver o que estava acontecendo.

Nessa altura do campeonato já estava achando que o álcool que passei para matar a coceira, pudesse estar me dando alergia.

Consegui uma consulta para o dia 31. Seria o dia 30 um dia de melhoras ou pioras e eu não poderia fazer nada a não ser esperar.

Houve piora e uma secreção escura começou a sair dele, manchando meu sutiã e me deu uma dor no corpo, uns calafrios e muita dor de cabeça. Tomei paracetamol e dia 31 à tarde fui à consulta.

Quando cheguei ao consultório já apoiava minha mama com uma das mãos, pois o inchaço era grande e ela estava quente e pesada. Parecia que tinha uma laranja dentro da minha mama e quando eu a soltava pesava e doía de um jeito que eu não conseguia suportar.

O Doutor me solicitou uma ecografia de emergência e pediu que eu retornasse assim que pegasse o resultado. Me receitou também Keflex de 6 em 6 horas por 10 dias e miloxican a cada 24 horas por 7 dias.

O feriado atrapalhou e retornei no dia 4 de junho, após passar um dos piores aniversários da minha vida. Com dor, me entupindo de antibióticos e com um resultado na mão, não muito animador.

O resultado foi este: presença de imagem anecóica, retro areolar bilateral sugestiva de ectasia ductal. Presença de imagens nodulares, anecóicas, de contornos nítidos e regulares, limites bem definidos e pequeno reforço posterior assim distribuídas: mama direita - JQQ externos, medindo 0.55x0. 38cm, mama esquerda: JQQ externos aglomerados, medindo 1.4x0.76x0.83cm. Notas: Presença de massa heterogênea, predominantemente hipoecóicas, entre mesclada por imagens anecóicas, hipervascularizadas ao Doppler, ocupando toda a região retro-areolar da mama esquerda. Ca inflamatório?? Aglomerado de cistos em mama esquerda. Cisto simples na mama direita. Ectasia retro areolar bilateral. BiradsIVc.

Foi solicitada uma mamotomia da mama esquerda para retirada do tecido e massa para avaliação, no qual ficou marcado para o dia 16 próximo. Na clínica avisaram que eu fosse de blusa folgada no dia do exame, com acompanhante e desde já alertaram que não poderei mexer os braços por 5 dias a partir desta data. Então terei que ficar quieta. Já sabem que eu não posso digitar, então meu blog ficará pelo menos 5 dias paradinho.

Após 15 dias receberei o resultado da biópsia e então saberei o que fazer dali em diante. Por enquanto, somente esperar e tentar aliviar as dores até Deus sabe quando, pois mesmo com essa montoeira de antibióticos que estou tomando, a mama ainda está dolorida e endurecida.

Quero contar o resultado da biópsia, esperando boas notícias. O que me preocupa no momento é a mamotomia que não é nada fácil de aguentar.

Amanhã é outro dia e por enquanto só posso esperar.

Estou vivendo sob a suspeita de um câncer. E embora não queira pensar, fico pensando todas as noites qual será o resultado. Mas, como já dizia minha mãe: Peru é que morre de véspera. Vou ouvir bastante músicas bonitas e ver televisão nesses 5 dias pelo menos, embora eu não goste muito, mas estou sem opção.



Essa postagem está postado em outra data. Mas, gostaria de deixar junto com essa para saberem o resultado  de tudo afinal.



Viu só? Não era Cancer !


     Bom dia meus leitores e amigos. Essa semana foi um pouco tumultuada devido ao tanto de acontecimentos que pairaram por aqui. Fiquei presa a um monte de tarefas que não tinham a ver com meu blog por isso demorei a voltar. Mas o que importa é que as coisas melhoraram e a parte melhor é que não tenho Câncer, como o médico estava suspeitando, devido ao resultado da última ultra-sonografia que fiz da mama.
     Fiz a mamotomia no dia 16 de junho e tomei keflex, recomendado pelo Doutor de 12 em 12 horas, por cinco dias. Não fiz nenhum esforço físico nem levantei os braços durante esses dias, porque são os mais importantes para que tudo dê certo e não rompa os pontos, nem cause nenhuma inflamação. Graças à Deus não senti nenhuma dor, nenhum desconforto e no mesmo dia que retornei da clínica já estava bem.
     Somente a espera de 15 dias por um resultado bom ou ruim de uma biópsia, fez com que eu tivesse dores de cabeça quase que diariamente. Mas dia 30 o resultado já estava em minhas mãos e fui logo abrindo e lendo para acabar logo com a minha ansiedade. E as conclusões foram descritas assim: Hiperplasia ductal típica; ductos dilatados (múltiplos); metaplasia apócrina; macro e microcistos.
     A princípio entendi mesmo sendo leiga em assuntos médicos que não era Câncer, senão o diagnóstico seria outro do tipo Ca... como estava descrito na usg. Pesquisei no Google todas as descrições acima e em todos os sites que li, diziam ser disfunções da mama ou Disfunções benignas da mama. Como eu só iria no dia 5 à consulta mostrar a biópsia achei melhor investigar para não levar nenhum choque com o que ele teria para me falar.
     Foi isso mesmo que o Doutor me disse assim que entreguei o resultado nas mãos dele. Ele leu e falou exatamente o que li nos sites. Disse que não era nada demais, apenas que minhas mamas estavam apresentando disfunções (funções anormais) e que por isso vieram a causar uma inflamação. Meus ductos restantes estavam fazendo isso, porque quando eu operei as mamas, apenas os ductos principais foram retirados e não todos. Então o restante que sobrou tende a causar esse tipo de inflamação quando os ductos se entopem. Ele disse que a maior causa disso é o fumo e é uma disfunção benigna e que é reincidente (pode voltar), mas que eu não me preocupasse com mais nada e que voltasse a fazer os exames de rotina daqui a um ano.
     Disse também que se fosse hiperplasia ductal atípica, seria ruim e teria de operar as mamas, porque essa disfunção tende a malignizar, que não era meu caso.
     Saí de lá satisfeita e com outro semblante no rosto. Porque melhor do que fazer consultas no Google é o médico falar pra você que tudo que você leu é verdade, já que nem tudo que tem na Internet é válido. Mas foi bom. Valeu a pena.
     E como fiquei cinco dias de repouso absoluto e depois mais 15 sem pegar peso, nem fazer estripulias, por mais que meu marido e meus filhos ajudassem, não é a mesma coisa. A casa estava precisando de um trato melhor, mais meu e então fui ralar um pouco depois de tudo resolvido.
     E aqui estou eu contando o que de fato aconteceu. Por isso sempre é melhor procurarmos um médico e fazer os exames que se pede, mesmo que sejam doloridos e enjoados.
    


6 comentários:

  1. Ola, meu nome é Rose tenho 36 anos estou vivenciando um drama parecido com o seu, tive quase os mesmos sistomas, comecei a sentir dor no domingo e na segunda já fui ao médico fiz um ultrasson que diagnostico ectasia ductal na mama esquerda o que mais esta me preocupando é que também fiz uma mamografia na hora do exame a atendente várias vezes e saia para ver se estavam boas só que recebi um telefonema avisando que eu precisaria refazer o exame. Agora estou eu preocupada em o porque de ter que refazer esse exame.

    ResponderExcluir
  2. luciana oliveira moreira10:17

    fiz um exame e deun ectasia ductal bilateral o que significa estou preocupada demais

    ResponderExcluir
  3. Rose e Luciana, toda vez que o técnico que realiza uma mamografia e que a leitura não está boa, ele de praxe tem que solicitar que seja feita uma outra. Nada demais. Apenas porque a imagem às vezes fica borrada e não dá prá entender muito bem.
    Já a ectasia ductal é uma dilatação dos ductos das mamas originado por retenção de líquidos produzidos por eles mesmo.Tem vezes que remédios solucionam o problema e a dilatação desaparece, como já aconteceu comigo. Mas como é um problema que reincide, ou seja, ás vezes aparece de novo, nem sempre com medicação se resolve e tem que se operar.
    Uma vez tomei remédio e resolveu. De outra vez tive de operar pois dilatou muito, vazava líquido das minhas mamas e o remédio não resolveu.
    Já operei e é simples também. Não necessita de mais de 14 horas de internação e você só não deve pegar peso e nem ficar levantando o braço à toa. Pelo menos por 15 dias deve ficar de repouso com seus braços. Os pontos secam rápido e você nem sente nada. E fica resolvido o problema.
    Espero que tenha ajudado. Me desculpem a demora na resposta.

    ResponderExcluir
  4. CRISTIANE22:54

    Obrigado querida pelas palavras,que me deixaram mais tranquila, muito legal seu blog. Um abraço. cRISTIANE.

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome carla tenho 34 anos fiz esse exame das mamas porque sai um liquido escuro das duas mamas e sinto muita dores nas mamas também e deu o resultado ectasia ductal bilateral o que significa isso estou muito preocupada 31.01.12

    ResponderExcluir
  6. Rose, não fique preocupada. Não é nada de mais. Ectasia ductal é em outras palavras, defeito no duto da mama. Tenho o mesmo problema. É bilateral porque o defeito se dá nos dois lados, ou seja nas duas mamas. Fale com o mastologista sobre um remédio que alivie as dores. Ele deve colher o líquido apenas para biópsia porque é de praxe. Não se assuste se ele pedir porque é uma doença benigna que ocorre por causa do defeito nos dutos das mamas. Eu operei e de nada adiantou. Voltou a ficar do mesmo jeito. Mudei de mastologista e ela me passou um remédio que passa a dor e me explicou que não era necessário ser operado. Por isso é bom consultar mais de um médico. Se puder, faça isso. Acalme-se e boa sorte. Não esprema seus seios para ver se ainda sai o liquido. Sempre sairá. A menos que você seja muito vaidosa e não queira isso acontecendo então diga ao medico que quer que ele faça a ressecção dos dutos. Ele te opera e os seios ficam um bom tempo sem sair o liquido. O meu ficou por 2 anos e depois voltou. Eu deixei de lado. A escolha é sua. Só quero que saiba que não é câncer, não é maligno e que você pode conviver ou não com o problema. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário: