17 de out. de 2010

Saiba o que é mito no cuidado com a beleza

Saiba o que é mito no cuidado com a beleza


Pâmela Oliveira
Getty Images

 
 

 Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos? Filtros solares com fator de proteção solar acima de 15 são todos iguais, só muda o preço? Depilação com cera quente causa varizes?
Pintar as unhas de vermelho fortalece e acelera o crescimento delas?
Não!
Esses são só alguns mitos da dermatologia que se perpetuam ao longo dos anos e acabam virando verdade - o que pode prejudicar a saúde, alertam especialitas.





"As pessoas ainda acreditam em muitos mitos. Um dos mais conhecidos da dermatologia é que os meninos que se masturbam ficam com mais espinhas no rosto. Isso é um mito. Talvez seja uma forma que alguém inventou para que os adolescentes não se masturbassem e que acabou ficando", explica a dermatologista Márcia Ramos e Silva, chefe do serviço de dermatologia do Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro, acrescentando que a adolescência é a época em que os problemas com acnes são mais freqüentes.

Outro mito muito conhecido é o que diz que lavar as madeixas diariamente faz cair o cabelo, o que, de acordo com a dermatologista Roberta Nakamura, da Santa Casa de Misericórdia do Rio, não tem qualquer fundamento. "A lavagem diária dos cabelos não tem interferência nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda, um ciclo fisiológico normal dos fios. A lavagem diária não apodrece a raiz até porque a água não chega à raiz do cabelo, que fica sob o couro cabeludo. Para pessoas com o couro oleoso, a lavagem diária é, inclusive, indicada", ressalta Roberta.

A atriz Karinna Anhe, que interpreta a personagem Bianca na novela Negócio da China, conta que apesar de ter ouvido falar no mito, sempre lavou o cabelo diariamente: "Eu malho todos os dias e não tenho como não lavar o cabelo depois. E sabia que isso não era verdade", diz ela. A atriz também pinta unhas com cor escura porque gosta, e não por acreditar que esmaltes assim fazem bem. "O esmalte não interfere na formação da unha pela matriz", diz a dermatologista Roberta Nakamura.

Todo mundo tem um mito para chamar de seu
Os mitos podem não ter fundamento científico, mas têm idade-alvo. Qual mulher com mais de 30 nunca ouviu que "quando se arranca um fio de cabelo, nascem três?". E qual adolescente não raspou a barba escondido - com poucos e ralos pêlos - acreditando que isso ajudaria a ter uma farta barba mais rapidamente? Pois é: cada faixa etária, dizem os especialistas, tem seus próprios mitos.

"Quando se arranca um cabelo branco, não nascem outros porque aquele foi arrancado. Nascem porque já nasceriam mesmo", diverte-se a médica Márcia Ramos, acrescentando que o fio pode nascer um pouco mais grosso, depois de arrancado, mas com o tempo volta ao normal.

Segundo a dermatologista do Fundão, raspar a barba não faz engrossar os fios. "O pêlo fica mais duro na saída do folículo. Mas se a barba crescer, ela continua macia".

Um outro mito diz respeito a grávidas. Mas a dermatologista da Santa Casa faz questão de esclarecer. "O parto causa estresse físico e emocional. Portanto, não é o nascimento do filho ou a anestesia que causa queda de cabelo. Além disso, com o parto, a mãe perde sangue circulante e o organismo usa suas reservas", diz. Os pêlos caem por cerca de 2 a 4 meses, mas voltam a crescer.

Conheça alguns mitos e verdades:
Mitos
- O sol melhora as espinhas;
- Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos e os faz cair;
- Lavar a cabeça com água quente provoca queda dos cabelos;
- Caspa é sinal de sujeira;
- Depois do parto, os cabelos caem por causa da anestesia;
- Pintar as unhas de vermelho fortalece e acelera o crescimento;
- Acima do FPS 15 todos os filtros solares são iguais;
- Quanto mais se depila, menos pêlos crescem;
- Depilação com roll-on ou cera quente causa varizes;
- Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de fios brancos;
- Desodorante antitranspirante provoca câncer de mama.

Verdades
- Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele;
- Pele oleosa envelhece menos;
- Mesmo filtros solares de FPS alto devem ser reaplicados a cada duas horas;
- A pele negra envelhece mais devagar.


Fonte:  http://beleza.terra.com.br/mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: