5 de dez. de 2010

Escova progressiva - mitos e verdades


  
          Na moda desde que foi inventada, a escova progressiva está em alta e lota os salões de beleza do Brasil todo. Ela pode durar até 3 meses, mas você tem que seguir algumas dicas para ela durar e você ficar com os cabelos bonitos igualzinho quando você  sai do salão. Aproveitei que está chegando o natal e as mulheres correrão para os salões para ficarem mais bonitas e retirei de dois sites na Internet algumas dicas valiosas para quem deseja manter a beleza da escova por mais tempo, segundo cabeleireiros de renome. Vamos lá?

Dicas para manter sua escova progressiva por mais tempo

Os cabeleireiros Manoel Aragão do Spalla Hair e Giza de Camargo do salão Haji, de São Paulo, dão dicas infalíveis para manter a escova progressiva em dia e os cabelos bem cuidados. Confira!

Antes da escova progressiva


- Se você costuma tingir os cabelos e vai se submeter a escova progressiva, atente para pintá-los antes ou pelo menos 15 dias após ter feito o procedimento.

"A tintura também interfere na escova e abre as cutículas dos fios. Por isso, sempre recomendo que os cabelos sejam tingidos antes"

- Saiba também que a escova progressiva não alisa cabelos muito cacheados, ela apenas doma os cachos e reduz o volume.

- A escova também pode ser aplicada em cabelos lisos. Nesse caso, a técnica dá o efeito "chapinha".

- A escova progressiva dura de 30 a 40 lavagens ou cerca de 3 meses.

Para lavar os cabelos

- Em casa, use xampu com PH neutro, sem sal e sem corante. Outra opção são os xampus para crianças, quando o produto utilizado na escova tiver pequena quantidade de formol.
"O xampu comum abre a cutícula do cabelo. Se não usar o de PH neutro, o produto vai abrir as escamas dos fios e 50% do procedimento da escova será perdido", explica o cabeleireiro Manoel Aragão.

- Quando o produto utilizado na escova for livre de formol, use xampus para cabelos com química ou relaxamento. Procure seguir a mesma linha de tratamento quando for escolher o condicionador.

- Lave os cabelos em dias alternados. "A escova progressiva dura de 30 a 40 lavagens, portanto, quanto mais se lavar os cabelos, mais rápido será preciso fazer outra escova", destaca a cabeleireira Giza.

- Uma semana depois de fazer a escova progressiva faça uma cauterização ou hidratação com queratina. Isso ajuda a manter a escova por mais tempo pois fecha as escamas dos cabelos.

- Uma hidratação semanal também é recomendada.

- O uso de xampus e cremes para realçar a cor dos cabelos - no caso de fios coloridos - é liberado.


Na hora de secar os cabelos

- Se for secar os cabelos com secador, não se esqueça de proteger os fios com um creme leave-in (sem enxagüe) com proteção térmica. Isso evita que as escamas dos fios se abram e o produto da escova progressiva seja retirado.

Não use

- Fique longe de xampus anti-resíduo ou de limpeza profunda. Isso fará com que a química da escova seja retirada dos fios, ou seja, todo o trabalho e o dinheiro investido no tratamento vão, literalmente, embora pelo ralo.

- Esqueça os xampus para cabelos secos, danificados ou anti-frizz. A fórmula desses produtos também interfere na escova.

"Não use qualquer tipo de xampu ou condicionar, pois o produto pode ocasionar excesso de oleosidade", alerta Aragão.

- Cremes leave-in não são recomendados. "Na primeira semana, fique longe desse tipo de creme e do gel, porque eles podem deixar os cabelos com aspecto muito pesado",

Mitos e verdades sobre a escova progressiva

1) Depois de submeter os cabelos a escova progressiva é preciso ficar três dias sem lavar e prender os cabelos.

2) Não coloque o cabelo atrás da orelha ou simplesmente enrole como se fosse fazer um rabo-de-cavalo ou coque. Isso deixa os fios marcados nos três primeiros dias após ter feito a escova.

3) Após três dias, vida normal! Lavar, secar, prender ou enfeitar os cabelos com acessórios está liberado.

4) Segundo o cabeleireiro Manoel Aragão, já existem algumas fórmulas de escova progressiva, como a de chocolate, que não exigem que a cliente fique sem lavar ou prender os cabelos.

"Mas antes disso, consulte um profissional qualificado e faça um diagnóstico dos fios e confirme se o produto que ele usa não exige determinados cuidados nos primeiros dias", destaca o cabeleireiro.


perguntas e respostas para tirar todas as dúvidas:

1- Pode realizar escova progressiva todo mês?
Não pode. A escova progressiva altera a estrutura capilar e foi idealizada para ser aplicada com intervalos de, no mínimo, três meses. Isso porque se vale de substâncias químicas que, em excesso, danificam os fios. Aí o tiro sai pela culatra.

2- Pode lavar os cabelos logo após o tratamento?Não pode. A água retira parte do produto, reduzindo o efeito de alisamento. É recomendável esperar dois ou três dias para lavar os cabelos.

3- Pode prender os cabelos logo após o procedimento?
Não pode. O alisamento é resultado de uma reestruturação da queratina—a proteína que constitui os cabelos. Elásticos e grampos podem atrapalhar a reorganização dessas proteínas, deixando marcas nos pontos em que apertaram os fios. Portanto, se não quiser deixar a cabeleira solta, use no máximo prendedores leves.

4 – Pode usar chapinha e secador depois de fazer a escova?
Não pode. O objetivo da escova progressiva é justamente dispensar esses aparelhos. Sem contar que a exposição ao produto químico deixará os fios frágeis. Por isso, evite usar chapinhas e secadores, pelos menos nos primeiros dias após o tratamento.

5- Pode aplicar tintura após o procedimento?
Não pode. O ideal é esperar ao menos um mês para pensar em colorantes. É claro que seu cabeleleiro

6- Pode usar xampu comum?
Pode. Os xampus mais indicados seriam condicionantes, hidratantes e sem sal. Isso porque eles tendem a ser mais neutros, o que evita a sobrecarga de substâncias nos fios.

7- Pode utilizar cremes, máscaras ou silicone?
Pode. Aliás, não só pode como deve! Isso tornará os cabelos mais brilhantes e fáceis de pentear, além de contribuir para preservá-los.

8- Pode tomar sol depois de fazer a escova progressiva?
Pode, mas com algumas restrições. Pela manhã e no final da tarde, a agressão dos raios ultravioleta é menor. Ou seja, são os horários ideais para quem fez uma escova progressiva. De qualquer forma, nunca deixe de usar um creme leave-in com filtro solar no dia-a-dia, ainda mais no verão.

9- Pode usar produtos que contenham formol para fazer a escova progressiva?
Não pode. Além de ser proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o formol provoca danos respiratórios ao consumidor e aos profissionais que trabalham com ele.

10- Qualquer pessoa pode fazer a escova progressiva?
Não pode. Antes de alguém se submeter ao tratamento, é preciso levar em conta o estado geral dos cabelos, os procedimentos químicos realizados anteriormente e a sensibilidade individual. Não há restrições em relação à idade ou etnia, mas as gestantes e os asmáticos, ou com qualquer outra alergia aos componentes da fórmula, devem evitar a escova progressiva.
Espero que tenham gostado das dicas e agora é só colocar em prática.

Fonte: http://www.terra.com.br/mulher
           http://saude.abril.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: